SESCOOP

O Sescoop/SP, instituição que trabalha pelo desenvolvimento do Cooperativismo Paulista, oferece serviços de capacitação profissional, assessoria, consultoria e atividades culturais e sociais para as cooperativas.

Missão – Promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, respeitando sua diversidade, contribuindo para sua competitividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares.

Visão – Ser reconhecido como referência em cooperativismo no Estado de São Paulo, por sua excelência em ações de formação profissional, promoção social e monitoramento.

Nossos objetivos são:

  • Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os princípios e os valores do cooperativismo em todo o Brasil;
  • Ampliar o acesso das cooperativas à formação em gestão cooperativista, alinhada as suas reais necessidades, com foco na eficiência e na competitividade;
  • Contribuir para viabilizar soluções para as principais demandas das cooperativas na formação profissional;
  • Promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas;
  • Monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas;
  • Incentivar as cooperativas na promoção da segurança no trabalho;
  • Promover um estilo de vida saudável entre cooperados, empregados e familiares;
  • Intensificar a adoção da responsabilidade socioambiental na gestão das cooperativas brasileiras.

Desenvolvimento

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) completou 20 anos de fundação em 2018. Criado pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, e respectivas reedições; e o Decreto nº 3.017, de 7 de abril de 1999, surgiu como resposta para a necessidade de profissionalizar a gestão das cooperativas brasileiras.

Desde então, o cooperativismo ganhou um importante aliado na busca pelo aprimoramento da gestão, por meio da capacitação e desenvolvimento das pessoas. No Estado de São Paulo, a trajetória de sucesso não foi diferente.

Olho: “Em 2018, o Sescoop/SP beneficiou 360.485 pessoas com programas de Formação Profissional e Promoção Social”

Em 2018, o Sescoop/SP beneficiou 360.485 pessoas com programas de Formação Profissional e Promoção Social. Também merece destaque o percentual de cooperativas monitoradas, que alcançou 42% dos empreendimentos registrados no Estado de São Paulo.

A partir da nova diretriz de atuação do Sescoop, oficializada em 2018, a contribuição para o desenvolvimento organizacional das cooperativas é sustentada por meio de três entregas (diagnóstico, conhecimento, desenvolvimento humano), integradas e inter-relacionadas.