Cidadania e cooperação no ambiente escolar: visando o desenvolvimento integral do educando

Durante o ano letivo de 2019, a EMEF PROFª CLARINDA DE ALMEIDA MELLO, vem desenvolvendo o Projeto Educacional Cooperativo visando uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa.

As demandas do mundo moderno exigem cada vez mais conhecimentos e autonomia dos indivíduos, como forma de capacitação ou inserção nas diferentes atividades sociais. Dessa forma, almeja-se que todo cidadão, independente da faixa etária, seja capaz ou esteja disposto a cumprir seus deveres, sem esperar que outras pessoas indiquem ou ordenem, apresente criticidade e flexibilidade diante dos desafios.

O PEC foi criado pela escola em 2018, tendo como objetivo promover ações educativas para que os todos os membros da instituição escolar e seu entorno, desenvolvam o exercício da cidadania e da cooperação a partir da compreensão da realidade, contribuindo para a transformação da sociedade.  Iniciamos no primeiro semestre o desenvolvimento de ações empenhadas, por parte de toda equipe em trabalhar para transformar o ambiente escolar mais atrativo e despertar na equipe escolar, nos funcionários, nos alunos e comunidade entorno a importância de termos atitudes que promovam a cidadania. Apesar do pouco tempo das ações, já é possível observar mudanças significativas na postura dos envolvidos.